As redes sociais revolucionaram a forma como interagimos com outras pessoas, sejam elas familiares, amigos ou conhecidos. Na publicidade não foi diferente: em um mundo cada vez mais globalizado e conectado surgiram os influenciadores digitais que, através de parcerias com marcas, recebem produtos e cachês em troca de divulgação para seus seguidores. Através de plataformas de vídeo rápido, como Instagram Reels e TikTok, esta estratégia é cada vez mais utilizada e passa por constantes mudanças em suas tendências.
No ano de 2024 o marketing de influência passa por um momento de transição no processo de escolha dos influenciadores para divulgação das marcas. Segundo uma pesquisa realizada pela Influency.me, as empresas estão cada vez dando mais preferência para micro influenciadores, ou seja, criadores de conteúdo com público de 10 mil até 50 mil seguidores. Através desta estratégia, torna-se possível atingir um grande número de pessoas realmente engajadas, mesmo com investimento mais enxuto.
Além disso, é possível observar uma preferência maior das marcas por investir em divulgação dentro do seu próprio nicho. Um exemplo claro disso são marcas de suplemento (Growth, Max Titanium, Probiótica, etc.) que convida criadores de conteúdo fitness a tornarem-se seus embaixadores.
Por fim, à medida que as marcas adaptam suas estratégias para atender às demandas em mudança do mercado digital, a colaboração com criadores de conteúdo emergentes revela-se uma abordagem eficaz e acessível para alcançar e impactar um público mais amplo.