O mercado de eSports, com o passar dos anos, deixou de ser um ecossistema extremamente nichado e tornou-se uma febre no mundo inteiro, abrindo portas para marcas investirem em patrocínios de eventos e campeonatos de videogames. Segundo a Pesquisa Game Brasil, 63,8% dos gamers brasileiros têm o hábito de acompanhar ou assistir eSports. Este número, embora considere apenas o público consumidor de jogos eletrônicos, é extremamente expressivo, visto que o Brasil é o maior mercado de games da América Latina e o 13º do mundo, responsável por gerar R$12 bilhões ao ano.
A Nissan, em 2008, firmou parceria com a Playstation e a FIA para realizar um torneio anual de Gran Turismo, aclamada série de jogos de corrida automobilística. Reunindo jogadores do mundo inteiro, os vencedores recebiam como prêmio a oportunidade de realizar um treinamento de direção intensivo com carros de corrida da Nissan, podendo ingressar como pilotos patrocinados pela própria empresa e participar de competições profissionais de automobilismo.
O projeto reuniu mais de 6 milhões de participantes no mundo inteiro, aumentando a popularidade dos jogos de corrida e gerando buzz para a Nissan. Com sua última edição em 2016, a iniciativa influenciou outras marcas a criarem seus próprios torneios de eSports, como é o caso do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), que possui patrocinadores gigantes como Mastercard e Heineken e tem transmissão ao vivo na televisão pelo SporTV, sendo atualmente o maior campeonato do gênero no Brasil.
Uma campanha bem direcionada no mercado de esportes eletrônicos oferece um leque de oportunidades para agregar valor à sua marca, gerar engajamento e fidelização com o seu público-alvo, sendo através de eventos, conferências ou torneios.