O marketing de guerrilha é uma estratégia de promoção diferente das convencionais. Além de inovador, o marketing de guerrilha é extremamente eficaz para prender a atenção do público-alvo ao produto de uma marca.
Seu principal diferencial é na abordagem, que é mais agressiva e difícil de ser ignorada ou passar despercebida pelo público, apostando em gerar emoções leves e descontraídas.
A Coca-Cola, no ano de 2010, realizou uma ação inovadora que surpreendeu todos os públicos. Intitulada de “Máquina da Felicidade”, a empresa distribuiu máquinas de vendas do refrigerante em diversos campus de universidades e shoppings ao redor do mundo. Porém, ao passo que os estudantes inseriam suas moedas, eles recebiam, além da garrafa de refrigerante, diversos presentes, como pizzas, flores e até mesmo garrafas extras de Coca-Cola.
O vídeo original da campanha postado no YouTube já acumula mais de 11 milhões de visualizações, além das ações que foram realizadas em solo brasileiro, como na cidade de São Paulo e em Porto Alegre.
A estratégia, além de ser extremamente criativa, também reforçou os valores da marca: proporcionar momentos de alegria, entusiasmo e compartilhá-los com entes queridos. Embora o marketing de guerrilha pareça difícil de ser executado, com um planejamento adequado é sempre possível surpreender e gerar experiências memoráveis.