A TV aberta é um dos meios de comunicação mais influentes para os brasileiros. Apesar das mídias digitais possuírem um alto poder de alcance nos dias atuais, a TV aberta ainda tem grande impacto em grande parte da população brasileira.
Segundo o IBGE, em 2022 foram estimados 65,5 milhões de domicílios com recepção de sinal analógico ou digital de televisão aberta, o equivalente a 91,6% dos domicílios com TV no país. Os dados apresentados não só evidenciam o poder que este meio ainda exerce em solo tupiniquim, como também justifica o investimento publicitário neste formato de mídia.
Com inovação na publicidade em TV aberta, o BBB 24 conquistou um novo recorde: durante os três meses do programa 31 marcas realizaram ações dentro da casa, tanto em provas e dinâmicas ao vivo quanto nas festas. Embora o número seja inferior à edição do ano passado, que foi de 40 marcas, o programa deste ano teve mais cotas de patrocínio: 15 patrocinadores contra 13 da edição passada.
Além disso, a publicidade em programas abertos pode gerar feedbacks extremamente positivos para a marca anunciante. Segundo uma pesquisa realizada pela Globo Tracking, 91% do público considerou os patrocinadores ótimos ou bons, 82% atribuíram alta credibilidade e 76% demonstraram interesse em comprar os produtos apresentados durante o programa.
Em síntese, embora a mídia digital tenha uma força exponencial, a TV aberta ainda possui relevância e impacto nos domicílios brasileiros e, com uma estratégia bem direcionada, contribui significamente para o posicionamento e vendas de um produto ou serviço.